Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

A beleza e a força de nos reunirmos

                                                              Encontro

Por Karla Oliveira, 22 , Turma Eugenio Lyra. Salvador/ba

Certa vez ouvi alguém falando sobre a importância de nos reunir. Essa pessoa fazia uma bela analogia com uma grande fogueira, em tempos de São João, onde cada pessoa da rua pegava uma lenha da sua fogueira e reuniam todas em um só lugar, onde acendiam a grande fogueira.

Quando as chamas estavam fortes e bem acesas es moradores pegavam uma lenha e levavam para acender a fogueira de sua casa.

Por cerca de dois anos, advogados, estudantes de direito das Turmas do PRONERA e/ou militantes da área dos Direitos Humanos, vem se articulando para o Encontro. Em um só lugar encontrar e abraçar cerca de 250 camponeses, ribeirinhes, quilombolas, que tem a tarefa de entender o Direito, que foi criado por uma classe (que não é a nossa), para proteger as regalias dessa classe (que sabemos: não é a nossa!), para que possamos defender minimamente nosso povo e avançarmos na luta de classe.

Antony Josué Correia em sua poesia “O sangue jorra”, avisa que não podemos nos esquecer daqueles que acreditam no que proferimos a ponto de dar as suas vidas pela causa, que por isso o sentido do debate da reforma agrária não pode ser meramente uma delimitação acadêmica, ele precisa ser sentido!

Por isso a importância de reunirmos, pra aquecermos na grande fogueira e voltarmos como brasa pra aquecer a companheirada e impulsionarmos diversas outras fogueiras, em nossas comunidades. Para vermos no rosto uma do outro, que não estamos sós, que estamos juntes, que somos um coletivo e encontraremos força, energia e companheirismo uma no outro.

Falta exatamente uma semana para acendermos a grande fogueira. Para estudar, relatar experiência, debatermos e avaliar. Para nos perceber juntes e também para dançar juntos, pois também devemos comemorar os avanços em tempos de tanta dificuldade.

Espero ansiosamente para rever os conhecidos , conhecer quem não conheço e notar a grandeza e beleza desse coletivo.
Até breve, companheiras/os

 

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Capa do evento 77 Kb 7d24c5adde73bfdf28bbb12f51ca45c2
Listar Todas Voltar